O que é uma ação? 

Uma ação representa a menor parcela em que se divide o capital de uma empresa organizada em forma de sociedade anônima (S.A.). 


Ao abrir uma S.A., os fundadores aportam os recursos, financeiros  que formarão o seu capital social. Com esses recursos eles compram máquinas e equipamentos, pagam empregados... Enfim, fazem a empresa funcionar, crescer e multiplicar.


Para ter suas ações negociadas em mercados organizados, como as bolsas de valores, a empresa precisa se registrar como companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 


Como são negociadas diariamente, as ações podem apresentar oscilações de preço. Quando há uma grande procura por ações, a tendência é de alta no seu valor. Já quando ocorre o movimento inverso e muitos investidores vendem suas ações, o preço cai. É a chamada lei da oferta e da procura.


O investidor em ações é sócio da empresa. Como sócio, tem direito a participar dos lucros da empresa e poderá ganhar dinheiro com os dividendos distribuídos, além da valorização do preço de suas ações. Mas se a empresa tiver dificuldades financeiras, por causa de dificuldades do setor em que atua ou problemas administrativos, a expectativa é de que seu lucro diminua – e isso resulta na queda do preço da ação.


As ações de uma empresa S.A. podem ser negociadas a qualquer tempo em bolsas de valores ou no mercado de balcão. O acionista pode vendê-las, obtendo de volta o dinheiro correspondente ao valor de sua cotação.