Como faço para abrir um Clube de Investimento?

Para se montar um Clube de Investimentos, primeiro é preciso reunir no mínimo 3 investidores e no máximo 50.

No entanto, caso o grupo seja formado por funcionários de uma empresa apenas, o máximo permitido é de 150 pessoas por clube de investimentos.

Esses 3 investidores deverão procurar um administrador (que poderá ser uma corretora, distribuidora ou banco de investimento. A Instituição escolhida cuidará de todos os documentos e dos registros legais e inclusive vai zelar pelo bom funcionamento do clube.  Após aberta a conta, será constituído um estatuto/instrução onde serão delineados alguns pontos como:

  • Quantidade (R$) da aplicação inicial, se terá então aporte mensal e quanto será;

  • Prazo do clube;

  • Política de investimento (preferências de alocação, parcela aplicada em ações, tipo de operação permitida, etc);

  • Taxa de administração, se houver, e sua base de cálculo;

  • Como o administrador da carteira será remunerado;

  • Hipóteses da dissolução do Clube ou na ocasião de morte ou incapacitação dos condôminos;

  • Critério de cálculo da cota;

  • Detalhes sobre Assembléia Geral, convocações, etc.

Uma vez feito isso, darão entrada no clube fornecendo um nome que será pesquisado e aprovado pela Bovespa, assim como o enquadramento do estatuto deste condomínio com as normas da CVM.

Aprovado o nome, constituição e todos detalhes do clube, o aporte financeiro de cada um dos 3 cotistas iniciais é transferido para o clube e transformado em cotas. Ou seja, pega-se 100 de cada investidor (por exemplo) e coloca-se 300 no clube, passando a ter 100 cotas cada um dos cotistas. A partir daí, basta convidar novos investidores para ingressar no clube da mesma forma (abrindo uma conta e transferindo o dinheiro para o Clube).

Feito isso, o gestor, que deverá ser um profissional certificado, se encarregará de combinar as estratégias do clube e colocá-las em prática (comprando e vendendo as ações ou adquirindo outros ativos) com base naquilo que foi combinado nas solicitações dos cotistas.

Pronto, parabéns o clube estará aberto.

 

Facilita Investe

Rua José Galdino da Silva, 10, Interlagos,  - São Paulo, SP 04792-000

contato@facilitainveste.com.br  |   55 11 4502-1048

Ouvidoria Guide 0800 704 0418

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social
logo facilita final Novo.jpg

A FACILITA (razão social: Facilita Agente Autônomo de Investimento Eireli) é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Mistral atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012 (http://54.209.169.151/Ancord/Forms/CadastroGeral/ConsultaGeral.aspx) ou através do site da própria Guide Investimentos S.A. (https://www.guide.com.br/escritorios-credenciados/). Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente autônomo de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone nº 0800 704 0418.

© 2017 by FACILITA desenvolvimento.