Administração do Clube de Investimentos

  • Mesmo que o clube seja uma proposta um tanto pedagógica, no sentido de servir como forma de aprendizado para quem quer ingressar no mercado de ações, ele também precisa ser formalizado, muito parecido com um fundo.

  • O Clube de Investimento precisa de um administrador, que pode ser uma corretora de títulos e valores mobiliários (CTVM), uma distribuidora (DTVM) ou um banco múltiplo que possua carteira de investimentos. Esse administrador ficará responsável pelo registro do clube numa entidade de mercado organizado e pela oficialização do ingresso dos participantes. Em alguns casos, pode ocorrer de haver um valor mínimo para formação do grupo.

  • Neste caso em especial nós da Facilita Investe utilizamos a Guide Investimento como nosso administrador para os clubes de investimentos.

  • O Clube também precisa ter um estatuto que estabeleça algumas regras de funcionamento, como normas para pedido de resgate das cotas. Por exemplo, pode ocorrer a possibilidade de estabelecimento de um prazo de carência, que nada mais é do que um limite de tempo mínimo para se resgatar o dinheiro investido no clube.

 

Gestão do Clube de Investimento

  • Outra semelhança entre um fundo e um clube de investimento é a figura do gestor, que é a pessoa responsável por tomar decisões relativas à alocação de recursos, como a compra e a venda de ações. Entretanto, no caso do clube, o gestor pode ser pessoa física ou jurídica.

  • Por vezes, administrador e gestor podem ser a mesma instituição. Uma peculiaridade do clube é que a gestão da carteira de ativos poderá ser feita por um ou mais cotistas, desde que tenham sido escolhidos pelos demais participantes do grupo, em assembleia geral. Se isso ocorrer, vale lembrar que o gestor não poderá ter remuneração e não poderá gerenciar mais de um clube.

  • O clube possui uma taxa de administração, relativa ao administrador, e também pode ter uma taxa de performance, relacionada ao desempenho do gestor quando um profissional é contratado para essa função. Caso haja essa taxa referente aos resultados do clube, a remuneração só será dada ao gestor se o desempenho ultrapassar 100% do padrão de referência (benchmark), por exemplo, a performance do índice Bovespa.

 

Caso ainda possua alguma duvida. Entre em contato conosco.