Compreenda o perfil de investidor

Com o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro e o surgimento de diversas modalidades de investimento, é necessário que o investidor saiba em que tipo de produto pode colocar seu dinheiro, tirando proveito máximo do que o seu perfil permite e o tipo de risco que ele esta realmente disposto a correr.

Por que é importante saber qual o seu perfil de investidor?

Há clientes que não veem problema nenhum de investir todo o seu capital em ações, correndo riscos de perder uma grande fatia do investimento do dia pra noite. Outros, geralmente os mais antigos, não abrem mão da poupança. Segura, mas pouco rentável.

Cada pessoa tem um perfil de investidor diferente. Aguenta uma dose de risco diferente e tem objetivos diferentes. Para atender à regulação CVM 539, fez-se necessário que todas as instituições financeiras ou agentes de investimento adotem uma metodologia que tem por finalidade identificar o perfil e verificar se os investimentos estão de acordo com seus objetivos, além de buscar o conhecimento do investidor quanto aos produtos de investimento. O nome dessa metodologia é API, Análise de Perfil do Investidor, que no exterior é conhecida como Suitability, com foco em determinar quanto de “risco” o cliente suporta em sua carteira de investimentos.

Uma boa análise de perfil de risco leva em conta muito mais do que a tolerância para correr riscos. Avalia também a capacidade e a necessidade de correr riscos, de forma muito particular – levando em consideração aspectos como o momento de vida do investidor, sua estrutura familiar, padrão de vida e outros fatores que possam influenciar na escolha de investimentos.

 

Tipos de Perfil de Investidor

Conheça o seu perfil

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social

Facilita Investe

Rua José Galdino da Silva, 10, Interlagos,  - São Paulo, SP 04792-000

contato@facilitainveste.com.br  |   55 11 4502-1048

Ouvidoria Guide 0800 704 0418

© 2017 by FACILITA desenvolvimento. 

A FACILITA (razão social: Facilita Agente Autônomo de Investimento Eireli) é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Mistral atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012 (http://54.209.169.151/Ancord/Forms/CadastroGeral/ConsultaGeral.aspx) ou através do site da própria Guide Investimentos S.A. (https://www.guide.com.br/escritorios-credenciados/). Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente autônomo de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone nº 0800 704 0418.

logo facilita final Novo.jpg