Compreenda o perfil de investidor

Com o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro e o surgimento de diversas modalidades de investimento, é necessário que o investidor saiba em que tipo de produto pode colocar seu dinheiro, tirando proveito máximo do que o seu perfil permite e o tipo de risco que ele esta realmente disposto a correr.

Por que é importante saber qual o seu perfil de investidor?

Há clientes que não veem problema nenhum de investir todo o seu capital em ações, correndo riscos de perder uma grande fatia do investimento do dia pra noite. Outros, geralmente os mais antigos, não abrem mão da poupança. Segura, mas pouco rentável.

Cada pessoa tem um perfil de investidor diferente. Aguenta uma dose de risco diferente e tem objetivos diferentes. Para atender à regulação CVM 539, fez-se necessário que todas as instituições financeiras ou agentes de investimento adotem uma metodologia que tem por finalidade identificar o perfil e verificar se os investimentos estão de acordo com seus objetivos, além de buscar o conhecimento do investidor quanto aos produtos de investimento. O nome dessa metodologia é API, Análise de Perfil do Investidor, que no exterior é conhecida como Suitability, com foco em determinar quanto de “risco” o cliente suporta em sua carteira de investimentos.

Uma boa análise de perfil de risco leva em conta muito mais do que a tolerância para correr riscos. Avalia também a capacidade e a necessidade de correr riscos, de forma muito particular – levando em consideração aspectos como o momento de vida do investidor, sua estrutura familiar, padrão de vida e outros fatores que possam influenciar na escolha de investimentos.

 

Tipos de Perfil de Investidor

Conheça o seu perfil